O verão começou oficialmente na madrugada desta quinta-feira. A previsão é que o tempo fique mais chuvoso na região Norte e estiagem de chuva na Região Sul.
Às 3h30 (horário de verão), na madrugada desta quinta-feira, o verão começou no Hemisfério Sul, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). As chuvas devem ficar acima da média apenas no Norte do país. “Na região central as chuvas devem estar dentro da normalidade. O que pode ocorrer são episódios ligados à zona de convergência do Atlântico Sul, que pode trazer excesso de chuva nessas regiões”, afirma o meteorologista José Felipe Farias. No centro-sul do Rio Grande do Sul, a situação das chuvas vai de normal a abaixo do normal. “Não é uma notícia boa para o setor agrícola”, afirma Farias.
Durante o verão, a atmosfera está mais quente, e as temperaturas já começaram a passar dos 30°C em diversos estados. O resultado do calor são também os temporais, comuns nos finais de tarde.
O calor também já está acentuado pela chamada “sensação térmica”, devido a vários fatores como vento e, principalmente, a umidade relativa do ar. “Quando está quente e úmido, você tem dificuldade em trocar calor com o ar, isso aumenta o desconforto”, diz Fábio Gonçalves, professor de biometeorologia na Universidade de São Paulo (USP).
Segundo ele, a maioria das pessoas se sente mais confortável com temperaturas entre 20ºC e 25ºC, e umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Há inclusive estudos que mostram que, fora dessa faixa, os trabalhadores rendem menos.
Normalmente, o ar-condicionado traz a sensação de conforto porque cria essas condições, mas há um porém. “A diferença com a parte externa não pode ser maior do que 7ºC, senão gera desconforto”, ele diz.
A redução brusca na temperatura pode provocar problemas respiratórios como resfriados. Além disso, o aparelho concentra agentes como fungos e bactérias, que podem espalhar doenças.
Fonte: G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário